Apresentação

Bem-vindos ao meu blog e a um novo olhar sobre o Sono!
Foi o fascínio pelo sono e seus distúrbios que me fizeram complementar a minha formação como médica e aprofundar os meus conhecimentos sobre esse assunto que ainda muito se desconhece.
Afinal, quem nunca quis saber por que sonhamos, por que dormimos por horas e ainda assim acordamos às vezes tão indispostos? Por que temos as tais noites mal dormidas? Por que algumas doenças interferem tanto no nosso “relógio biológico”?
Como otorrinolaringoslogista me deparei com centenas de pacientes que roncam, têm apneias noturnas, crianças com sono agitado e diversas outras queixas que comprometem as suas atividades diárias.
Isso despertou em mim um interesse enorme em desvendar os mistérios de como o sono pode influenciar as nossas vidas .
As primeiras evidências de estudos científicos sobre o sono foram encontradas na antiga Grécia, por Sócrates e Platão. Mas foi Aristóteles quem escreveu De Somno, um famoso livro que desmistificou de uma vez por todas os sonhos, estabelecendo sua estreita relação com os acontecimentos diários e que outros seres vivos também sonham.
De lá pra cá, os avanços científicos, estudos de casos clínicos em animais e humanos possibilitaram que inúmeras descobertas de grande valia fossem feitas, e que o sono fosse tratada com objetividade.
E a partir de agora, vou dividir as descobertas científicas e as minhas com todos vocês. O meu objetivo aqui é orientar leitores e curiosos de plantão que também se interessam por essa intrigante área da medicina , que mais do que fazer parte de nossas vidas, pode modificar muito ,positiva e negativamente, os nossos comportamentos, diariamente.
Convido todos a interagirem comigo nesse universo fascinante.
Um brinde à Saúde do Sono!

Anúncios

3 comentários sobre “Apresentação

  1. Dra. Silvana, tudo bem?
    Ouvi a sua entrevista na CBN e gostei muito dos seus esclarecimentos sobre o sono, mas tenho ainda muitas dúvidas. Como, alguma vezes, tenho de lidar com as noites mal dormidas – e sinto o tanto que isso me afeta – gostaria de consultar um especialista. Talvez a minha demora em fazer fazer uma consulta seja pela falta de referência sobre um especialista, aqui em Belo Horizonte, e é por isso que estou lhe escrevendo. Gostaria que você me indicasse um médico da sua confiança.
    Muito agradecida.
    Um abraço.
    Maria Eugênia Evangelista

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s