OS DEZ MANDAMENTOS DO SONO

Imagem

Saiba como melhorar a qualidade do seu sono, seguindo essas dicas!

 

1) Sejamos diretos aqui: cama foi feita para dormir e fazer sexo!  Qualquer outra atividade : assistir televisão, ficar no computador, comer, …  estimulam o cérebro e podem prejudicar o sono. O sexo conduz a mente ao prazer e o relaxamento

2) Invista no seu quarto! Deve ser um local tranquilo, com pouca iluminação, temperatura agradável,  com decoração simples.

3) Evitar a ingestão de bebidas poucas 1 a 2 horas antes de dormir. Além de estimular a micção e interromper seu sono, algumas bebidas podem ser prejudiciais. Aquelas com cafeína (café, refrigerantes, chá mate, chocolate) excitam o  cérebro e dificultam o início do sono. Bebidas alcoólicas conduzem a uma sonolência, porém pioram muito a qualidade do sono, comprometendo o rendimento no dia seguinte.

4) A última refeição do dia deve ser leve, para facilitar a digestão e não comprometer seu sono. Evitar alimentos condimentados, fritos e gordurosos, molhos, carne vermelha . Deve ser feita pelo menos 2 horas antes de deitar.

5) Realizar atividade física é sempre bom! Propicia perda de peso, ocorre liberação de hormônios relacionados à sensação de bem estar , melhorando a qualidade do sono.

6) Porém, quem está iniciando o condicionamento físico  deverá realizar atividades aeróbicas no máximo até 3 horas antes de dormir. O esforço físico em indivíduos sedentários é excitatório para o sistema nervoso central.

7) Disciplina em sono é tudo! Deite-se sempre no mesmo horário e condicione seu cérebro!

8) Respeite o seu tempo mínimo de horas para dormir! A privação de sono, prejudica a memória e acelera o envelhecimento

9) Faça exercícios de relaxamento após o jantar

10) Não leve problemas para a cama! Contas a pagar, tarefas do dia seguinte, conflitos pessoais ou profissionais dificultam o início do sono

E não se esqueçam: NUNCA faça uso de medicamentos para dormir sem orientação médica

 

Anúncios

2 comentários sobre “OS DEZ MANDAMENTOS DO SONO

    • Olá Danilo!

      Desculpe a demora para a resposta e obrigada pela pergunta !
      Sao dois importantes fatores que determinam a melhor hora para um indivíduo realizar atividade física : se o paciente eh sedentário ou não , e se o paciente tem um padrão vespertino ou matutino ( ou seja, como funciona o relógio biológico do indivíduo). Pessoas ja acostumadas a atividades físicas, como atletas e esportistas habituais, não terão seu sono prejudicado por realizar atividade física no final do dia. Aqueles que fazem atividade físicas eventuais não devem fazer atividade física apos as 19h .
      Os pacientes vespertinos devem preferencialmente fazer exercícios pela manhã e os matutinos, `a noite.

      Um abraço !
      Dra. Silvana Bellotto
      Otorrinolaringologia e Medicina do Sono

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s